domingo, 6 de janeiro de 2013

SISTEMAS DE GESTÃO


 
SISTEMAS DE GESTÃO


          Sistema é um conjunto de elementos entre os quais existe alguma relação, formando um todo único. Por exemplo: sistema político, sistema educacional, sistema religioso, sistema social, sistema de pagamento, sistema elétrico. O sistema de gestão é o conjunto de elementos que estabelecem política e objetivos da corporação para o alcance das metas estabelecidas. Um sistema de gestão de uma organização pode incluir um conjunto de subsistemas que convergem seus saberes e energia em prol de um objetivo comum: um sistema de gestão financeira, um sistema de gestão da qualidade ou um sistema de gestão da segurança de alimentos.

          Hoje o foco de investimentos das empresas se volta para a ampliação do cabedal de conhecimentos de suas equipes de trabalho. Na prática, as empresas que valorizam seus profissionais têm se mostrado mais fortes e com maiores chances de sobreviver em um mercado progressivamente competitivo. Para isso, elas incentivam e até mesmo criam situações que dão continuidade à formação profissional, à atualização de conhecimentos através de cursos, ciclos de palestras e de leituras.

          A superioridade dos bens financeiros, equipamentos, instalações e maquinaria disponíveis não tem sido mais o principal diferencial competitivo entre as empresas. Esse lugar está ocupado hoje pelo capital humano, que é constituído pelas pessoas que integram as equipes de trabalho e que abrange bens tangíveis e intangíveis de uma organização. Assim, para uma empresa conseguir renovar, seu investimento crucial deve ser em capacitação de pessoal e adoção de novas políticas e metodologias.

          Dentre as metodologias de qualidade disponíveis atualmente está O CICLO PDCA, que se tornou uma ferramenta universal de gestão da qualidade. criado por Deming, um dos mentores dos principais dirigentes industriais japoneses durante as décadas de 1950 e 1960.
 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário