sábado, 29 de dezembro de 2012

Gestão de Segurança dos Alimentos



          A segurança de alimentos é hoje uma preocupação global que impacta tanto consumidores quanto negócios nas indústrias alimentícias. Embora grande parte do abastecimento mundial de alimentos seja segura, vários casos importantes recentes destacam o perigo potencial de doenças de origem alimentar para os consumidores. O sistema de gestão de segurança de alimentos lhe dá uma estrutura para gerenciar eficazmente as suas responsabilidades quanto a alimentos seguros.
          Para garantir a segurança dos produtos, várias Normas foram criadas, dentre elas pode-se destacar:
- ISO 22000 - Segurança de Alimento
- ISO/TS 22002-1 - Requisitos Técnicos
- BRC Norma Global para Segurança de Alimento

- IFS - International Food Standard

- APPCC - Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
- BPF - Boas Práticas de Fabricação. Nesse caso específico, as BPFs são requisitos para a implantação das Normas mencionadas.

          O Sistema de Gestão de Segurança do Alimento implantado em uma empresa coloca a mesma à frente dos seus concorrentes, afinal os consumidores estão cada vez mais exigentes e preocupados não somente com a qualidade, mas com a compra de alimentos que realmente sejam seguros.

          Todo o processo (etapas) deve ser analisado e monitorado, desde os fornecedores de matéria prima, ingredientes, insumos e embalagens, passando pelo processo produtivo, armazenamento e transporte, minimiznado, desta forma, a ocorrência de falhas.  
 
 


0 comentários:

Postar um comentário