segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

QUALIDADE


 QUALIDADE

          O compromisso com a entrega de produtos de qualidade ao cliente sempre esteve presente, mesmo nos tempos em que eles eram manufaturados por artesões. Esses produtores/comerciantes tinham certeza de que era o cliente quem mantinha seu negócio lucrativo. Eles verificavam a aceitação de seu produto, aprimoravam-no e agilizavam seu processo de trabalho. Sabiam que os melhores pontos de venda, os produtos mais vendáveis, a maior divulgação e o bom atendimento à freguesia (clientela) os fariam sobreviver em meio à concorrência.
              
qualidade2

          O relacionamento entre produtor e cliente continua o mesmo, hoje em dia, mas o contexto mudou significativamente. As tecnologias evoluem e inovam a produção de forma sistemática. As empresas, conseqüentemente, passam a lançar uma multiplicidade de produtos no mercado como forma de se destacar da concorrência. Também é possível perceber uma preocupação dos produtores em valorizar suas mercadorias através da criação de marcas. Para isso eles investem não só em publicidade e marketing, mas também na qualidade, no que se refere à concepção, apresentação, especificidade, funcionalidade, no preço dos produtos e no atendimento ao cliente.
           A medição do grau de qualidade de um produto pode ser feita considerando um conjunto de características capazes de responder às necessidades e exigências do cliente, do fornecedor e da própria empresa. Para acompanhar todos os aspectos envolvidos com a garantia da qualidade é preciso um sistema de gestão da qualidade. 

0 comentários:

Postar um comentário