quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Objetivo da ISO 22000





Objetivo da ISO 22000
 
          Esta Norma especifica requisitos para o sistema de gestão da segurança de alimentos, onde uma organização na cadeia produtiva de alimentos precisa demonstrar sua habilidade em controlar os perigos, a fim de garantir que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

          Esta Norma é aplicável a todas as organizações, independentemente de tamanho, as quais estão envolvidas em qualquer etapa da cadeia e têm interesse em implementar sistemas que, consistentemente, garantem produtos seguros. As formas de atendimento a esta Norma podem ser realizadas com o uso de recursos internos e/ou externos.

         Esta Norma especifica requisitos que permitam a uma organização:

 a) planejar, implementar, operar, manter e atualizar o sistema de gestão da segurança de alimentos, direcionado ao fornecimento de produtos que, de acordo com seu uso pretendido, são seguros para o consumidor;

b) demonstrar conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares de segurança de alimentos aplicáveis;

c) avaliar e julgar os requisitos do cliente e demonstrar conformidade com aqueles mutuamente acordados relacionados a segurança dos alimentos a fim de aumentar a satisfação do cliente;

d) comunicar eficazmente assuntos de segurança de alimentos aos seus fornecedores, clientes e outras partes interessadas relevantes na cadeia produtiva de alimentos;

e) assegurar que a organização está em conformidade com sua política em segurança de alimentos declarada;

f) demonstrar esta conformidade as partes interessadas relevantes, e

g) procurar certificação ou registro de seu sistema de gestão da segurança de alimentos por organização externa ou fazer auto-avaliação ou autodeclaração da conformidade com esta Norma.

           Todos os requisitos desta Norma são genéricos e aplicáveis a todas a organizações na cadeia produtiva de alimentos, independentemente de tamanho e complexidade. Isto inclui as que estão direta ou indiretamente envolvidas em uma ou mais etapas da cadeia. Organizações que estão diretamente envolvidas incluem, mas não estão limitadas a, produtores de alimentos para animais, agricultores e pecuaristas, produtores de ingredientes, indústrias de alimentos, varejistas, serviços de alimentação, serviços de catering, organizações fornecedoras de serviços de limpeza e sanitização, serviços de transporte, armazenagem e distribuição. Outras organizações que estão envolvidas indiretamente incluem, mas não se limitam a, fornecedores de equipamentos, produtos de limpeza, embalagens e outros materiais que entram em contato com os alimentos.

          Esta Norma permite que uma organização, mesmo pequena ou pouco desenvolvida (por exemplo, uma pequena fazenda, um empacotador, um fracionador, um pequeno varejista ou serviço de alimentação), implemente uma combinação de medidas de controle desenvolvidas externamente.

 

NOTA: Diretrizes sobre a aplicação desta Norma são fornecidas na ISOITS 22004.


 

0 comentários:

Postar um comentário