BPF - BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

Uma boa higiene é fator indispensável no preparo de qualquer prato para evitar a contaminação por fungos e bactérias.

ISO 22000

A ISO 22000 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos voltadas para empresas que se preocupam em assegurar controles dos perigos em toda sua cadeia produtiva de alimentos, garantindo que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

ISO/TS 22002-1

Programa de pré-requisitos de segurança de alimentos na fabricação de produtos alimentícios como apoio a ISO 22000.

APPCC

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

Alimento Seguro

Alimento seguro é aquele que apresenta níveis aceitáveis de contaminação e não é nocivo à saúde do consumidor.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

QUALIDADE


 QUALIDADE

          O compromisso com a entrega de produtos de qualidade ao cliente sempre esteve presente, mesmo nos tempos em que eles eram manufaturados por artesões. Esses produtores/comerciantes tinham certeza de que era o cliente quem mantinha seu negócio lucrativo. Eles verificavam a aceitação de seu produto, aprimoravam-no e agilizavam seu processo de trabalho. Sabiam que os melhores pontos de venda, os produtos mais vendáveis, a maior divulgação e o bom atendimento à freguesia (clientela) os fariam sobreviver em meio à concorrência.
              
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          O relacionamento entre produtor e cliente continua o mesmo, hoje em dia, mas o contexto mudou significativamente. As tecnologias evoluem e inovam a produção de forma sistemática. As empresas, conseqüentemente, passam a lançar uma multiplicidade de produtos no mercado como forma de se destacar da concorrência. Também é possível perceber uma preocupação dos produtores em valorizar suas mercadorias através da criação de marcas. Para isso eles investem não só em publicidade e marketing, mas também na qualidade, no que se refere à concepção, apresentação, especificidade, funcionalidade, no preço dos produtos e no atendimento ao cliente.
           A medição do grau de qualidade de um produto pode ser feita considerando um conjunto de características capazes de responder às necessidades e exigências do cliente, do fornecedor e da própria empresa. Para acompanhar todos os aspectos envolvidos com a garantia da qualidade é preciso um sistema de gestão da qualidade. 

domingo, 6 de janeiro de 2013

GESTÃO NOS SETORES DE ALIMENTOS





 
Gestão nos setores de alimentos

          Como regra geral, sempre que são planejados sistemas de gestão para empresas das áreas de alimentação visualiza-se uma pirâmide formada pelas normas utilizadas para a implantação de ferramentas de qualidade imprescindíveis à implantação desses sistemas.
         Veja cada parte da pirâmide, começando pela base, para conhecer as normas e as ferramentas da qualidade para sistemas de gestão nos setores de alimentos.
          Visando melhorar a organização no ambiente de trabalho, algumas empresas realizam a implantação dos 5S, facilitando o trabalho posterior com as ferramentas específicas da área de alimentos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

SISTEMAS DE GESTÃO


 
SISTEMAS DE GESTÃO


          Sistema é um conjunto de elementos entre os quais existe alguma relação, formando um todo único. Por exemplo: sistema político, sistema educacional, sistema religioso, sistema social, sistema de pagamento, sistema elétrico. O sistema de gestão é o conjunto de elementos que estabelecem política e objetivos da corporação para o alcance das metas estabelecidas. Um sistema de gestão de uma organização pode incluir um conjunto de subsistemas que convergem seus saberes e energia em prol de um objetivo comum: um sistema de gestão financeira, um sistema de gestão da qualidade ou um sistema de gestão da segurança de alimentos.

          Hoje o foco de investimentos das empresas se volta para a ampliação do cabedal de conhecimentos de suas equipes de trabalho. Na prática, as empresas que valorizam seus profissionais têm se mostrado mais fortes e com maiores chances de sobreviver em um mercado progressivamente competitivo. Para isso, elas incentivam e até mesmo criam situações que dão continuidade à formação profissional, à atualização de conhecimentos através de cursos, ciclos de palestras e de leituras.

          A superioridade dos bens financeiros, equipamentos, instalações e maquinaria disponíveis não tem sido mais o principal diferencial competitivo entre as empresas. Esse lugar está ocupado hoje pelo capital humano, que é constituído pelas pessoas que integram as equipes de trabalho e que abrange bens tangíveis e intangíveis de uma organização. Assim, para uma empresa conseguir renovar, seu investimento crucial deve ser em capacitação de pessoal e adoção de novas políticas e metodologias.

          Dentre as metodologias de qualidade disponíveis atualmente está O CICLO PDCA, que se tornou uma ferramenta universal de gestão da qualidade. criado por Deming, um dos mentores dos principais dirigentes industriais japoneses durante as décadas de 1950 e 1960.
 
 

 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Objetivo da ISO 22000





Objetivo da ISO 22000
 
          Esta Norma especifica requisitos para o sistema de gestão da segurança de alimentos, onde uma organização na cadeia produtiva de alimentos precisa demonstrar sua habilidade em controlar os perigos, a fim de garantir que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

          Esta Norma é aplicável a todas as organizações, independentemente de tamanho, as quais estão envolvidas em qualquer etapa da cadeia e têm interesse em implementar sistemas que, consistentemente, garantem produtos seguros. As formas de atendimento a esta Norma podem ser realizadas com o uso de recursos internos e/ou externos.

         Esta Norma especifica requisitos que permitam a uma organização:

 a) planejar, implementar, operar, manter e atualizar o sistema de gestão da segurança de alimentos, direcionado ao fornecimento de produtos que, de acordo com seu uso pretendido, são seguros para o consumidor;

b) demonstrar conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares de segurança de alimentos aplicáveis;

c) avaliar e julgar os requisitos do cliente e demonstrar conformidade com aqueles mutuamente acordados relacionados a segurança dos alimentos a fim de aumentar a satisfação do cliente;

d) comunicar eficazmente assuntos de segurança de alimentos aos seus fornecedores, clientes e outras partes interessadas relevantes na cadeia produtiva de alimentos;

e) assegurar que a organização está em conformidade com sua política em segurança de alimentos declarada;

f) demonstrar esta conformidade as partes interessadas relevantes, e

g) procurar certificação ou registro de seu sistema de gestão da segurança de alimentos por organização externa ou fazer auto-avaliação ou autodeclaração da conformidade com esta Norma.

           Todos os requisitos desta Norma são genéricos e aplicáveis a todas a organizações na cadeia produtiva de alimentos, independentemente de tamanho e complexidade. Isto inclui as que estão direta ou indiretamente envolvidas em uma ou mais etapas da cadeia. Organizações que estão diretamente envolvidas incluem, mas não estão limitadas a, produtores de alimentos para animais, agricultores e pecuaristas, produtores de ingredientes, indústrias de alimentos, varejistas, serviços de alimentação, serviços de catering, organizações fornecedoras de serviços de limpeza e sanitização, serviços de transporte, armazenagem e distribuição. Outras organizações que estão envolvidas indiretamente incluem, mas não se limitam a, fornecedores de equipamentos, produtos de limpeza, embalagens e outros materiais que entram em contato com os alimentos.

          Esta Norma permite que uma organização, mesmo pequena ou pouco desenvolvida (por exemplo, uma pequena fazenda, um empacotador, um fracionador, um pequeno varejista ou serviço de alimentação), implemente uma combinação de medidas de controle desenvolvidas externamente.

 

NOTA: Diretrizes sobre a aplicação desta Norma são fornecidas na ISOITS 22004.


 

CURSOS 24horas




Educação a Distância - 10 Motivos para Estudar




Motivo 1Rápido e Prático motivo 1
Fazer Cursos Online é uma forma rápida e prática de aprender. É possível iniciar um curso em qualquer dia, não é necessário apresentar documentos ou participar de processos burocráticos para iniciar as aulas.
Motivo 1Valores Acessíveis motivo 2
Nossos cursos variam entre R$ 20,00 e R$ 75,00. Um treinamento parecido em outras instituições pode custar mais de R$ 500,00. Nossa eficiência e alto volume de alunos possibilitam oferecer cursos de alta qualidade por valores reduzidos. Além disso, não há nenhuma cobrança de mensalidade em nossos cursos, eles são pagos uma única vez.
Motivo 1Flexibilidade motivo 3
O processo é totalmente flexível: Flexibilidade de Local, Flexibilidade de Horário, Flexibilidade de Duração do Curso. Estude de onde preferir, da sua casa, trabalho, faculdade, lan-house ou de qualquer computador, faça nos seus horários disponíveis e conclua os cursos em quanto tempo desejar. Tudo é feito de acordo com seu ritmo, sem compromisso com prazos e horários fixos.
Motivo 1Não necessita se locomover motivo 4
Fazendo nossos Cursos Online você não gasta com locomoção até uma escola presencial, não perde tempo no trânsito. Isso significa mais tempo livre para estudar, resultando em um melhor aproveitamento.
Motivo 1Banco de Currículos motivo 5
Diversas empresas contatam-nos e solicitam indicações de alunos para vagas de emprego. Ao estudar conosco, você pode incluir seu currículo no Banco de Currículos e ser indicado para vagas relacionadas aos cursos feitos.
Motivo 1Certificado Válido em Todo o Brasil motivo 6
O Certificado é válido em todo o Brasil e em vários outros países, ele pode ser utilizado em faculdades, empresas públicas e privadas, concursos e provas de título, entre outros.
Motivo 1Empresa Mantenedora da ABED motivo 7
O Cursos 24 Horas é uma empresa mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Nosso nome e logo é exibido na página de Mantenedores da ABED.
Motivo 1Funcionários treinados conosco motivo 8
Outra prova de qualidade do sistema de ensino é o número de empresas que já tiveram funcionários treinados conosco. Veja na imagem ao lado algumas dessas empresas.
Motivo 1Seu Currículo fica Atualizado motivo 9
Todos os cursos podem ser incluídos em seu currículo. As pesquisas comprovam que manter o currículo atualizado é uma das formas mais eficientes para ser promovido, conseguir um novo emprego, ou até mesmo evitar uma demissão do emprego atual.
Motivo 1

 
Professores Altamente Qualificados motivo 10
Uma equipe de professores altamente qualificados fica à disposição para atender aos alunos, corrigindo exercícios, enviando material adicional e tirando todas as dúvidas que possam surgir durante o curso.


http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao75954

Benefícios da ISO 22000





Uma empresa que tem a ISO 22000 implantada, pode assegurar vários benefícios, dentre eles:

 - Controle dos riscos e determinação de medições preventivas eficientes;

- Aumento da segurança do produto;

- Análise sistemática e realização de fluxos de processos seguros e eficientes em termos de segurança e controle de processo de alimentos para detectar a tempo riscos envolvendo higiene e segurança de embalagens;

- Aumento da confiança do consumidor e revendedor na segurança, qualidade e legalidade do produto;

- Análise sistemática e realização de fluxos de processos seguros e eficientes em termos de segurança e controle de processo de alimentos para detectar a tempo riscos envolvendo higiene e riscos perigosos de saúde para os consumidores.

- Reconhecimento internacional aplicável a todos os elementos da cadeia alimentar;

- É um sistema pró-ativo, atuando preventivamente na ocorrência de perigos e não-conformidades do produto final para garantia da saúde do consumidor;

- Redução de custos com retrabalho;

- Diminuição de desperdício de matéria prima e insumos em geral;

- Diminuição da devolução de produtos não-conformes;

- Melhoria da imagem da empresa frente ao mercado;

- Contém os requisitos para um Sistema de Gestão completo para a produção de alimentos;

- É uma Norma Internacional;

- Fornece a possibilidade de harmonização das normas de segurança de alimentos;

- Confiança de que as organizações que a possuam, tenham a habilidade de identificar;
 
- É uma Norma Auditável;

- É aplicável a todas as organizações, ao longo de toda a cadeia produtiva de alimentos.

- É certificável por organismos de certificação;

- Incorpora os 7 princípios do APPCC, definido peloCodex Alimentarius;

- Dá ênfase à comunicação, em toda a cadeia produtivade alimentos.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ISO/TS 22002-1



          A Norma ISO/TS 22002-1:2009 trata-se de programa de pré-requisitos de segurança de alimentos na fabricação de produtos alimentícios como apoio a ISO 22000.
 
          A ISO/TS 22002-1:2009 especifica os requisitos para estabelecer, implementar e manter programas de pré-requisitos para controlar riscos aos alimentos nos processos de fabricação de produtos alimentícios.
 

Alguns pontos tratados na Norma ISO/TS ISO 22002-1:2009:

  • Construção e leiaute de edifícios;
  • Adequação, limpeza e manutenção de equipamentos;
  • Controle de pragas; limpeza e sanitização;
  • Controle do transporte;
  • Controle de armazenamento;
  • Dentre outros
Mais a frente faremos alguns comentários sobre as exigência da Norma.

TELEXFREE


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BPF




         
          No competitivo mercado de produtos alimentícios, a qualidade dos produtos deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou requisito fundamental para a comercialização dos produtos. Uma das formas para se atingir um alto padrão de qualidade é a implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação - BPF. Composto por um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias-primas até o produto final, o principal objetivo do programa é garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor.

          As normas que estabelecem as chamadas Boas Práticas de Fabricação - BPF envolvem requisitos fundamentais que vão desde as instalações da indústria, passando por rigorosas regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho (tais como lavagem correta e freqüente das mãos, utilização adequada dos uniformes, disposição correta de todo o material utilizado nos banheiros e o uso de sanitizantes) até a descrição, por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento do produto. Gerências, chefias e supervisão devem estar totalmente engajadas para o êxito do programa, pois o planejamento, organização, controle e direção de todo o sistema depende destes profissionais. Sendo necessários investimentos para a adequação das não-conformidades detectadas nas instalações e nas ações de motivação dos funcionários, o comprometimento da alta administração torna-se fundamental.

          As Boas Práticas de Fabricação são obrigatórias pela legislação brasileira, para todas as indústrias de alimentos, e as portarias 326/97 e 368/97, do Ministério da Saúde, estabelecem o "Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores de Alimentos".
 
Elementos Boas Práticas de Fabricação
 
As Boas Práticas de Fabricação podem ser divididas em seis elementos:

- Fábrica e imediações;
- Pessoal;
- Limpeza e sanitização;
- Equipamentos e utensílios;
- Processos e controles;
- Armazenamento e distribuição.